Notícias

Jovens Tapebas participam da Formação de Cineastas Indígenas

emilly 2

A paisagem da trilha do pau-branco verdejou as fotografias e os aprendizados do Módulo Tapebas da Formação de Cineastas Indígenas, realizado entre os dias 26 e 28 de maio na aldeia Lagoa dos Tapebas, em Capuã, distrito de Caucaia. A capacitação contemplou uma turma de dez alunos do local, que participaram de oficinas, vivências na mata e outras atividades desenvolvidas ... Leia Mais »

Aldeia Tapeba recebe módulo da Formação de Cineastas Indígenas

A aldeia Lagoa dos Tapebas, em Capuã, distrito de Caucaia, receberá o terceiro módulo da Formação de Cineastas Indígenas. O curso é uma iniciativa da Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé e vai reunir integrantes das duas etnias em uma programação de oficinas, vivências na mata, rodas de conversa, mostras de filmes etnográficos e rituais da cultura indígena. Os dois primeiros módulos ... Leia Mais »

Formação de Cineastas Indígenas reúne integrantes das etnias Jenipapo-Kanindé e Kanindé de Aratuba

Foto: Iago Barreto

Levando câmeras fotográficas, cocares e muita disposição para trocar conhecimentos, um grupo organizado pelo povo Jenipapo-Kanindé subiu a Serra de Aratuba, na quinta-feira passada, 18, para realizar o Módulo Kanindé de Aratuba da Formação de Cineastas Indígenas – Um olhar etnográfico. O projeto, que incluí outros três módulos em aldeias de diferentes etnias, é realizado pela Associação de Mulheres Indígenas ... Leia Mais »

Sábado de programação intensa na Mostra Indígena

vivencia4

A manhã deste sábado, 29, começou com uma vivência nas matas encantadas, mediada por lideranças indígenas de diversas etnias cearenses. Após a atividade, que aconteceu nas terras Jenipapo-Kanindé, a programação seguiu com o toré e uma roda de conversa com os mestres da cultura Cacique Pequena, Cacique João Venâncio e Pajé Luiz Caboclo. À tarde, a criançada acompanhou a Mostra Curumim, ... Leia Mais »

Abertura da II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará

18

Teve início nesta sexta-feira, 28, a II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará. A noite foi aberta pela fala da Cacique Irê (Juliana Alves), que fez a mediação com as lideranças indígenas e etnias convidadas. Estavam presentes Cacique Pequena, Cacique Sotero, Cacique João Venâncio, Pajé Luiz Caboclo e Pajé João, além dos parceiros Philipi Bandeira e Sinval Diógenes. Em ... Leia Mais »

Martírio, de Vincent Carelli, abre programação da II Mostra Indígena

martírio.divulgação

Foi divulgada nesta sexta-feira, 21, a programação completa da II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará. Promovido pela Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, o evento acontece de 28 a 30 de abril, na Aldeia Lagoa Encantada, em Aquiraz/CE. Contemplada pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais de Demanda Espontânea 2016/Secult-CE, a mostra tem acesso gratuito e contará com a ... Leia Mais »

Oficina de Curadoria Compartilhada realiza seleção de filmes para II Mostra

Osiba Kangamuke

Nos dias 18 e 19 de março, aconteceu na Aldeia Lagoa Encantada a Oficina de Curadoria Compartilhada. Sob mediação do realizador audiovisual e curador Philipi Bandeira, os jovens da etnia Jenipapo-Kanindé assistiram aos filmes inscritos na segunda edição da Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará. Além da fruição estética, os participantes puderam dialogar sobre cinema indígena, abordando conceitos e discutindo ... Leia Mais »

Oficina de Produção e Comunicação Comunitária marca abertura dos preparativos da II Mostra Indígena

1

Começaram os preparativos da II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará. Para marcar o retorno do evento, foi realizada neste sábado e domingo uma oficina de Produção e Comunicação Comunitária. A atividade teve como facilitadores o antropólogo e professor Philipi Bandeira e a jornalista e professora Liana Dodt. Participaram da oficina jovens e adultos da etnia Jenipapo-Kanindé, grupo que ... Leia Mais »

II Mostra Indígena: Inscrições abertas até o dia 30 de março. Inscreva-se!

Índios no Poder, filme de Rodrigo Arajeju, exibido na primeira edição da Mostra indígena.

Estão abertas as inscrições para a II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará. Os interessados em submeter vídeos para a mostra devem preencher o formulário de inscrição até o dia 30 de março neste site. Os produtos audiovisuais podem ser de curta, média ou longa-metragem. Informações sobre o envio de filmes podem ser adquiridas pelo endereço virtual mostrafilmesindigenas@gmail.com. O evento acontece de 28 a 30 ... Leia Mais »

Cacique Pequena lança disco no Dragão do Mar

DSC_6199

A Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo Kanindé apresenta o projeto Musicalidade Indígena – Lançamento do disco Beleza da Vida, de Cacique Pequena. O evento acontece no dia 3 de julho, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com participação do violonista cearense Cainã Cavalcante, o disco é composto por músicas autorais de Pequena, revelando traços históricos ... Leia Mais »